O espaço escolar constitui um ambiente de convivência onde se desenrolam as diversas relações entre alunos, pais, professores e equipe técnica. Assim, a disciplina escolar é um instrumento pedagógico que harmoniza as relações interpessoais e um valor que favorece o processo de ensino-aprendizagem. Além do que, é necessário para dar ao jovem, parâmetros (limites) balizadores de suas atitudes, pois ninguém pode, na sua relação com o outro e consigo mesmo, fazer tudo o que quer a qualquer momento sem considerar as consequencias que isso lhe impõem. Assim sendo, esse é um princípio básico na organização de nosso trabalho pedagógico e para esclarecermos como isso se dá, fazemos abaixo considerações essenciais a esse respeito.

Horário de entrada e saída

Ser pontual é um hábito, como hábito precisa ser adquirido e para isso é necessário a vivência diária. Assim, informamos nossos horários para que os pais possam auxiliar seus filhos quanto a essa prática.

  1. No horário matutino, a entrada dos alunos será das 7h.as 7:15 e a saída. 11h 25min ou 12h 10min
  2. No turno vespertino, a entrada dos alunos será das 12h 50min as 13h. e a Saída as 17h 10min ou 17h 55min.
  3. Os alunos que chegarem após os horários estipulados para entrada, serão encaminhados à coordenação de convivência escolar que fará a entrada dos mesmos, em sala de aula ao final dos quinze minutos de tolerância. Os alunos que chegarem após esse horário também serão encaminhados à coordenação, mas só poderão entrar em sala na segunda aula. No terceiro atraso o aluno não entrará em sala de aula.
  4. os alunos não poderão esperar seus responsáveis no portão ou na frente da escola. Os alunos de 6ªa 9ª e ensino médio só sairão desacompanhados com autorização por escrito dos responsáveis, preenchida em formulário próprio da escola.
  5. Os alunos da educação infantil até a 5ª série só sairão com seus responsáveis ou com pessoas que tenham sido autorizadas pelos mesmos, através do preenchimento da autorização de saída. A escola não entregará nenhuma criança a pessoas desconhecidas. Também não atenderá autorização por telefone ou em forma de bilhete, mesmo que seja apresentada a carteira dos pais ou responsáveis

A entrada acontecerá pelos portões da Rua Terezina estacionamento.

Saídas durante o horário de aula. Só serão permitidas, por consultas médicas e/ou urgências dos responsáveis, liberadas mediante pedido por escrito ou mediante a presença do responsável na escola.

Fardamento

Todos os alunos devem comparecer à escola com o uniforme completo, diariamente. Na falta de qualquer uma das peças do fardamento, o aluno será encaminhado à coordenação de convivência escolar para as deliberações sobre o caso. Fica certo que o aluno só terá acesso à sala de aula, devidamente uniformizado. O uniforme completo consta de :

  • Educação infantil: calça tactel, bermuda vermelha, camiseta diária e tênis.
  • Ensino fundamental e médio: camiseta diária, calça tactel ou corsário e tênis.
  • Educação física/desporto: camiseta e short de educação física e tênis.
  • Bonés, bandanas… não fazem parte do uniforme, portanto, devem ser guardados ao entrar na escola.

Todo aluno tem direito

  1. Encontrar na escola ambiente que favoreça seu desenvolvimento intelectual, moral, social, psicológico.
  2. ter aulas ministradas por professores competentes, pontuais e assíduos
  3. Receber tratamento condizente à pessoa humana.
  4. Utilizar quadra e material de esporte, de acordo com os horários e tabelas que visem à oportunidade para todos os alunos.

Todo aluno deverá

  1. Permanecer em sala de aula na troca de professor
  2. Permanecer na escola durante todo o horário escolar, não se ausentado sem a devida autorização, por escrito, dos pais ou coordenação.
  3. trazer o material didático necessário às aulas e tarefas escolares.
  4. Zelar por sua saúde. O colégio não recomenda o uso de bebidas alcoólicas e proíbe seu uso nas dependências ou proximidades da escola. A mesma regra vale para o fumo.
  5. zelar pelo patrimônio da escola evitando rabiscos e quebra de material ou qualquer outra ação que seja caracterizada como dano. Caso isso ocorra, o aluno será responsável pelo conserto ou reposição dos objetos danificados. Também não orientamos o uso de qualquer gomas de mascar nas dependências da escola.
  6. respeitar professores, funcionários e colegas evitando grosserias, palavrões ou gestos indecorosos.
  7. manter o celular desligado na sala de aula, caso traga.
  8. acatar decisões tomadas pela direção, equipe técnica e professorado, relacionadas com o bom andamento da vida escolar
  9. cumprir e fazer cumprir o regimento escolar
  10. participar das programações promovidas pela escola: atividades em geral, momento cívico, capela, etc.

Orientações Gerais

  1. O aluno poderá requerer prova de 2ª chamada , até 48 horas após a realização da prova, mediante petição dirigida ao coordenador pedagógico de segmento em que justifique sua ausência. Os custos oriundos da realização da prova serão cobertos pelo responsável (taxa por disciplina).
  2. apresentar atestado médico em caso de falta por doença. Em caso de doença infecciosa, não deverá comparecer à escola até receber autorização médica a ser entregue na coordenação de convivência escolar ou de segmento.
  3. A escola não permite o namoro em suas dependências ou proximidade.
  4. O aluno que desrespeitar ou descumprir as normas vigentes, será encaminhado à coordenação de convivência escolar para os devidos procedimentos, de acordo com o regimento da instituição.
  5. Será aplicada suspensão aos alunos que infringirem as normas disciplinares e que tento sido acompanhado pela coordenação de convivência escolar continuam manifestando as mesmas atitudes. A suspensão será cumprida na escola e em atividades orientadas pela coordenação.
  6. Os alunos reincidentes ou não, dependendo da situação, poderão assinar um termo de responsabilidade. O termo implica o comprometimento do aluno em sua melhora educativa.
  7. Em caso de inadaptação às normas regimentais, a família será cientificada, orientada quanto à condução do aluno a um outro estabelecimento de ensino, visando seu desenvolvimento. Este procedimento poderá ocorrer em qualquer época do ano.
  8. É vedado ao aluno trazer para a escola objetos de valor (jóias, games, aparelhos eletrônicos, etc) ou mesmo grande quantia em dinheiro para pagamento de mensalidades e outros serviços escolares, pois a escola na se responsabilizará por danos ou perdas dos mesmos.
  9. O aluno é o responsável pelos seus objetos pessoais, materiais didáticos, devendo ter por eles zelo e cuidado. A escola não fará o ressarcimento da perda ou sumiço de qualquer um deles.
  10. A responsabilidade da organização da rotina escolar é inteiramente da instituição.